Sociologia do Esporte

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Palavra do Professor-autor

Caro estudante, este livro foi elaborado a partir da minha experiência como professora no ensino das disciplinas, Sociologia da Saúde e Fundamentos Básicos da Sociologia. Porque me considero uma “eterna aprendiz” compartilho esta experiência com todos estudantes, uma vez que aprendi muito durante a construção deste material didático.

Dialoguei com alguns sociólogos e professores especializados na área de educação física, que pesquisam e escrevem sobre esta temática para assegurar um conteúdo de qualidade cientifica de modo que, os conceitos abordados contribuam para o seu sucesso nessa disciplina.

Desvelar estes interesses ideológicos, resgatando outros papéis sociais possíveis ao esporte, seja como conteúdo escolar, seja enquanto opção de lazer é uma das competências do profissional de educação física. Para tanto, ele deve valer-se de uma leitura crítica da realidade social mediada pelo esporte, onde a Sociologia em muito pode contribuir.

Desejo muito sucesso na arte de aprender!

A autora.

Pollyana Martins, cursa Doutorado em Odontologia com área de concentração em Saúde Coletiva - UFC (2013). Mestre em Saúde da Família - UFC (2012). Especialista com Caráter em Residência em Saúde da Família - UVA (2005). Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1999). Professora colaboradora do Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA, nas disciplinas de Fundamentos Básicos de Sociologia e Sociologia da Saúde.

Ambientação

Bem vindos à disciplina de Sociologia do Esporte!

A Sociologia do Esporte é um novo campo de investigação enquanto ciência sociológica para a formação integral das pessoas. O esporte é considerado imprescindível para o mundo moderno, sobretudo para atletas, professores, preparadores físicos, entre outros.

Neste estudo, a sociologia do esporte é fundamental para que possamos compreender o espaço esportivo não apenas como o estudo de suas modalidades, mas sua relevância enquanto ciência para a sociedade.

O esporte compõe um fato social, econômico e político, que busca e dá sentido ao desenvolvimento do ser humano. É direito de todo cidadão, ter oportunidade a participação em atividades esportivas, com o objetivo de melhorar as condições de saúde e de promover a participação comunitária.

A compreensão da sociologia como ciência é entender da contextualização histórica do meio, é compreender a si e aos outros, de acordo como os pressupostos da formação para o exercício da cidadania. A partir do conhecimento integral do seu meio, é possível agir em defesa dos argumentos de sua própria formação.

Nossa intenção, na composição desse material didático pedagógico está além de um esclarecimento sobre a relevância do estudo sociológico do esporte, está em oferecer conhecimentos sobre a excelência da sociologia para compreender a dimensão das ferramentas que iremos trabalhar no esporte e qual a importância desse estudo para o meio social.

Para tanto, teremos neste livro a contribuição de alguns sociólogos como Elias (1995), nos escritos sobre a Sociologia do Esporte e a contribuição aos estudos das relações humanas de maneira processual e Bourdieu (2004), oferecendo um enfoque das ciências sociais para a produção do conhecimento, entre outros.

Bons estudos!

Trocando ideias com os autores

Prezados(as) Estudantes, agora é o momento de trocar ideias com os autores.

Propomos a leitura de algumas obras.

Sociologia e Educação Física: diálogos, linguagens do corpo, esporte

A Invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria

Após a leitura das referências indicadas, elabore um fichamento para cada uma delas. E construa um texto com as principais ideias colocadas pelos autores e compartilhe no Ambiente Virtual através de participação no Fórum de Conteúdo.
Boa leitura!

Indicamos a leitura da obra “Sociologia e Educação Física: diálogos, linguagens do corpo, esporte” do Escritor Maurio Murad, (2009). Nesta obra, o autor rememora alguns pressupostos históricos fazendo uma análise sobre as ações humanas de acordo com seus costumes e preconceitos na construção de uma sociologia do esporte, a partir de um estudo da antropologia social, a história, e a velha "educação física", instrumento de opressão de corpos e uma etiqueta das ditaduras. Com um estilo claro, Murad faz um apanhado completo das principais obras que se preocuparam em revelar os meandros que ligam cultura e atividade esportiva.

MURAD, M. Sociologia e Educação Física: diálogos, linguagens do corpo, esporte. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

A Obra “A Invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria” do escritor Ronaldo Helal (2001). É uma produção fascinante que objetiva respaldar o quanto o futebol está arraigado no espaço sociocultural nacional. Traça um perfil histórico sobre a invenção das tradições do futebol no Brasil, mostrando as principais dificuldades e, sobretudo, sua caracterização enquanto modalidade esportiva. Para a consolidação das aprendizagens distribuídas neste livro, recomendamos sua leitura.

HELAL, Ronaldo. A Invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria/Ronaldo Helal, Antonio Jorge Soares, Hugo Lovisolo. – Rio de Janeiro: Mauad, 2001.

Problematizando

O estudo e as ações humanas em prol das ciências de maneira geral e em relação a este material de estudo, o esporte, é imprescindível à formação dos sujeitos, principalmente na atualidade, em que as relações humanas e a saúde, são fatores inerentes a todos.

A sociologia do esporte preocupa-se em estar oferecendo conhecimentos sobre as ciências, de maneira a entender que todas elas fazem parte de um único processo de conhecimento e a partir desse, estar contribuindo para a sociedade plural e democraticamente.

Imaginemos que um estudante de Educação Física, ao se deparar com os conteúdos relativos à Sociologia do Esporte faça inúmeras críticas e interroga sobre a necessidade de estudar sociologia, já que seus estudos são inerentes às ciências da saúde, biologia, química, entre outras. Interpela ainda a necessidade dos estudos das relações humanas, sobre a aplicabilidade deste estudo para a sua prática enquanto educador físico.

Podemos imaginar nesse sentido, quais seriam as possíveis respostas do professor ao estudante? A necessidade de estudo referente à sociologia se torna a partir das considerações do estudante algo ainda mais emergencial? Nesse caso, podemos inferir que ele necessita, para além dos demais, de uma maior familiaridade com os estudos da sociologia, pois estão sendo direcionados à parte técnica e não a fatores fundamentais como a relação humana, essencial para a formação de qualquer estudante, de qualquer área?

A compreensão da sociologia como ciência, em parte, busca entender da contextualização histórica da formação do ser histórico. Compreender a si e aos outros, de acordo como os pressupostos da formação para o exercício da cidadania. A partir do conhecimento integral do seu meio é possível agir em defesa dos argumentos de sua própria formação.

Guia de Estudo

Guia de Estudo

Prezado (a) estudante,

Faça uma reflexão dos questionamentos acima descritos em busca de respostas de acordo com os princípios defendidos pelos autores citados, nos livros que foram recomendados. É importante dialogar com seus colegas na Sala Virtual, sobre suas considerações referente aos questionamentos apresentados.

Surgimento da Sociologia do Esporte

1

Conhecimentos

  • Conhecer o contexto histórico que ocasionou o surgimento da sociologia do esporte e os aspectos históricos, conceituais e características do esporte na sociedade.
  • Habilidades

  • Identificar os conceitos, características e aspectos históricos do esporte na sociedade.
  • Atitudes

  • Posicionar-se criticamente em relação ao conhecimento científico, amparado na sociologia correlacionando os conceitos, características e aspectos históricos aos fenômenos relacionados ao esporte.
  • Unidade 1

    Contexto histórico da Sociologia do Esporte

    No que diz respeito à sociologia podemos inferir que é uma ciência de estudo dos fenômenos sociais construídos pela sociedade, de modo geral, trata das relações humanas formadas ao longo dos séculos. Podemos dizer que os sociólogos e a sociologia estudam os pressupostos históricos sociais, de maneira que se faça presente em todos os tempos da história.

    As relações do homem com a sociedade são dadas pela sua correlação com o espaço em que se insere e este espaço, consecutivamente, é marcado por inúmeros acontecimentos que vão norteando e definindo a sociedade de acordo com seus processos e mudanças; tais mudanças é que vão caracterizando determinados tempos na história. A partir dos fatos, podemos não somente inferir sobre a sociedade no passado, esta que nos constrói como prevê como serão os contextos, comportamentos e atitudes sociais futuras.

    A sociologia, enquanto ciência busca entender as relações entre grupos sociais, seu comportamento, que venha a justificar as ações do homem com o próprio meio. Para tanto, apresentaremos aqui as principais ideias correlacionadas a Sociologia do Esporte e utilizaremos para ampliar as informações e formalizar os conceitos, as ideias de cientistas sociais e sociólogos como Norbert Elias e Pierre Bourdieu, cuja intenção é proporcionar conhecimentos e as possíveis contribuições desta ciência para o esporte e os estudos teórico e prático, sob uma perspectiva de contribuir para a formação acadêmica.

    Ainda, as transformações sociais do fenômeno esportivo e os impactos ou influências sobre os hábitos dos indivíduos que tomam contato com esse universo, ou seja, as inter-relações entre a manifestação do fato esportivo que a sociedade constitui o objeto da área de conhecimento da Sociologia do Esporte. (MARQUES, et al., 2009).

    O esporte tem sua evolução, valores e conquistas atrelados à sociedade em que se insere, ou seja, é uma prática que deve ser contextualizada no tempo e no espaço da sua socialização. É um fenômeno sociocultural que domina e sofre influência e muitas vezes, seus problemas são os mesmos imbuídos da própria sociabilidade. Cada vez mais o esporte se torna parte do nosso mundo social (MARQUES, et al., 2009; BARBANTI, 2012).

    Para compreender a interface entre a sociologia e o esporte, torna-se essencial resgatar o contexto histórico de surgimento deste na sociedade, a partir da reflexão de alguns autores sobre este campo de conhecimento, como Pierre Bourdieu e Norbert Elias.

    As atividades atléticas sempre estiveram relacionadas a instituições nas sociedades passadas. Na Grécia Antiga, elas faziam parte da religião e da educação grega. Na época do Império Romano, os Jogos Públicos foram utilizados para distrair e alienar o povo, evitando revoluções populares. Na Europa, entre os séculos XVIII e XIX, surgiu o movimento ginástico, que visava melhorar a saúde das pessoas e foi utilizado para o treinamento militar, atendendo aos interesses nacionalistas da época. (SIGOLI; ROSE JR, 2004).

    Esporte:

    O lema olímpico citius, altius, fortius que significa o mais rápido (correr), o mais alto (pular) e mais forte (arremessar) representam o culto ao rendimento e triunfo paradigma valorizado na época.

    Rugby:

    É um esporte coletivo, assim como o futebol americano, é praticado com as mãos. Uma partida de Rugby tem duas partes, divididas em quarenta minutos cada. O time é composto por 15 jogadores titulares e 6 reservas. Diferentemente do futebol americano a bola no jogo é oval e também é feita de couro assim como no futebol.

    Unidade 1

    O reconhecimento do esporte na sociedade ocorreu a partir da regulamentação de jogos populares na Inglaterra o que fez surgir, em meados do século XIX, o Esporte Moderno. O Esporte Moderno refere-se a uma atividade corporal de movimento com caráter competitivo surgida no âmbito da cultura europeia, e que com esta, expandiu-se para o resto do mundo. O primeiro movimento significativo no sentido de modernização dos jogos populares ocorreu no século XIX, nas escolas públicas inglesas, simbolizando a gênese do esporte moderno (BRACHT, 2005). A Europa e o mundo experimentaram um longo período de guerras e revoluções e no bojo da Revolução Industrial era necessário desenvolver valores na sociedade que contivessem as revoltas das classes populares, desta maneira o esporte foi utilizado pela burguesia industrial para disciplinar os operários e desencadear na sociedade um processo civilizatório.

    Nos últimos 150 anos, após a Revolução Industrial, o esporte redefiniu seu lugar como instituição e cultura. Mas foi somente após a Segunda Guerra (1939-1945) que os esportes assumiram um significado social e um valor simbólico bem forte (MURAD, 2009). Os Jogos Olímpicos da era moderna propagaram o esporte por todo o mundo. Apesar de este ter se tornado uma instituição independente, continuou a ser apropriado por estados nacionais e por outras instituições. Este fato pôde ser observado na Alemanha nazista durante os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, e também durante toda a Guerra Fria. Com o desenvolvimento da mídia, o esporte foi englobado pelas estruturas econômicas do mundo capitalista e tornou-se uma mercadoria da indústria cultural (SIGOLI; ROSE JR, 2004).

    Para compreender o lugar do esporte na sociedade em termos culturais, sociais e econômicos vários autores desenvolveram estudos sobre a relação entre esporte e sociedade. Os primeiros estudos sobre esportes começaram a serem publicados na transição entre o século XVII e XIX. Os estudos de Peter Beckford sobre a caça à raposa , em 1796, Pierce Egan sobre boxe, em 1812, e, aproximadamente, 70 anos mais tarde, os estudos de Montagu Shearman sobre a história e desenvolvimento do futebol, rugby e atletismo, publicado em 1887 e 1889 se destacaram neste período (DUNNING, 2004 apud SOUZA; MARCHI JÚNIOR, 2010).

    Em 1902, Marcel Mauss formulou algumas ideias e reflexões sobre o corpo, a gestualidade e a natação. Em 1921, Heinz Hisse desenvolveu o primeiro estudo sociológico sobre o esporte. A partir de 1938, Huizinga abordou o jogo como um componente indissociável da cultura. Giddens, renomado sociólogo contemporâneo, defendeu sua dissertação de mestrado em 1961 tendo como tema esporte na sociedade. Dunning, sob a supervisão de Norbert Elias, utilizou o futebol para a análise da teoria do processo de civilização. As contribuições referidas podem ter conformado e definido a fase pré-histórica de um campo que iria começar a ser mais sistematicamente estruturado a partir da década de 1960 (SOUZA;MARCHI JÚNIOR, 2010).

    Segundo Da Matta (1994), o esporte é a ponte que liga modernidade, individualismo e valores morais. É uma indústria e um espetáculo. Esse objeto de estudo, o esporte, tem suscitado nas últimas décadas a curiosidade dos pesquisadores de várias áreas, dentre elas, a Sociologia.

    Unidade 1

    Esta ainda se constitui um tema de estudo e investigação relativamente recente nas Ciências Sociais, tendo se iniciado em torno dos anos 60, especialmente nos países europeus e nos Estados Unidos (ASSUMPÇÃO et al., 2011).

    No contexto brasileiro, as possibilidades de estudos científicos do esporte na área de Ciências Biológicas e Sociais têm colocado a Sociologia do Esporte brasileira em uma busca constante por consolidação e autonomia perante os campos da Educação Física e da Sociologia (FERREIRA et al., 2013).

    No Brasil, Gilberto Freyre, foi um dos percussores a problematizar algumas questões sociais relacionadas ao esporte no Brasil. Como bem exemplifica Murad (2009), quando nos diz que: no Brasil, Freyre foi um dos primeiros cientistas sociais a valorizar e tematizar o futebol como objeto de estudo da sociologia e indicar linhas de interpretação fecundas, tanto teóricas quanto metodologicamente. Trouxe a baila reflexões sobre os estilos de jogo no futebol. Caracterizou o futebol inglês e europeu como formal racional e técnico, enquanto que o brasileiro tinha como características a criatividade e impulsividade. (MURAD, 2009. p.137).

    Guia de Estudo

    Guia de Estudo

    Para saber mais sobre as considerações de Gilberto Freyre para o esporte, indicamos a leitura da revista USP, em que dialoga entre outras considerações sobre a importância da sociologia do esporte.

    Compartilhe suas ideias com seus colegas.

    Vários estudos sociológicos sobre a influência do futebol na sociedade brasileira foram desenvolvidos no Brasil. Em estudos mais recentes o pesquisador Ronaldo Helal (2010), afirma que o futebol foi um elemento primordial na transição da sociedade rural para sociedade urbana no Brasil. Mas a “pátria das chuteiras” vem perdendo sua importância diante da nação, isto também é apontada pelo pesquisador como uma consequência da globalização.

    A Globalização pode ser compreendida como um processo de relação cultural, social, econômica e política que tornou o mundo conectado. É a quebra de fronteiras, o modo como os comércios de vários países aproximam pessoas e mercadorias e a possibilidade de realização de transações financeiras. (BEZERRA, 2013, p.85). A globalização, a partir da visão do sociólogo britânico Giddens (2008), pode ser definida como a intensificação das relações sociais em nível global, conectando espaços distantes a realidades locais ou regionais e, consequentemente, influenciando os acontecimentos que ocorrem em determinado espaço e tempo histórico, reciprocamente.

    As reflexões e pesquisas sobre as relações entre a sociedade e o esporte ganharam maior visibilidade a partir da década de 1970, o tema atraiu interesse por suas relações mercadológicas e políticas. Todavia, no campo da Educação Física a leitura sociológica do esporte não possui o mesmo espaço do que as interpretações baseadas nos fundamentos biológicos (FERREIRA et al., 2013).

    Nas décadas de 80 e 90 Elias e Dunning, Bourdieu e Peter Mcintosh ofereceram possibilidades de interpretações sobre a relação entre esporte e sociedade. Estes autores têm oferecido subsídios para reflexões na área da Sociologia do Esporte. Ao considerarem o campo científico da Educação Física na perspectiva da Sociologia, os autores introduzem novos modos de pensar esta profissão na sociedade e avançam na busca de respostas que as interpretações baseadas em fundamentos essencialmente biológicos não conseguem explicar. (SOUZA; MARCHI JÚNIOR, 2010).

    Unidade 1

    As possibilidades de estudos científicos do esporte na área de Ciências Biológicas e Sociais têm colocado a Sociologia do Esporte brasileira em uma busca constante por consolidação e autonomia perante os campos da Educação Física e da Sociologia (FERREIRA et al., 2013).

    De modo geral, a Sociologia do Esporte tem como objeto de estudo a compreensão do papel, da função e o significado do esporte na vida das pessoas. Procura também compreender as razões para consolidação de diferentes modalidades esportivas, em períodos distintos nas diversas sociedades e classes sociais, além de discutir questões de gênero, as diferenças étnico-raciais, a influência da mídia e a emergência, crescimento e globalização dos mercados no campo esportivo (ASSUMPÇÃO et al., 2011).

    Conceitos, características e aspectos históricos dos fenômenos relacionados ao esporte na sociedade

    Inicialmente, o esporte era compreendido como um privilégio das elites, arraigadas pela divisão social de classes. Com o decorrer do tempo, em função das tensões sociais e do próprio contexto de construção do ideário e imaginário da modernidade, o esporte, em sua nova estruturação, passa a ser apresentado como uma diversão “apropriada”, oferecido como uma alternativa aos antigos jogos populares que foram condenados.

    A mesma população que percebe a possibilidade de jogar passa a ter o “direito” de acesso ao novo espetáculo, idealmente concebido enquanto consumo passivo, tanto no sentido prático em si (a maioria somente podia assistir) quanto no de interferência no desenvolvimento do campo que se gestava (poucos tinham a possibilidade de participar da direção de iniciativas e entidades representativas). (MELO, 2010).

    O conceito de esporte moderno refere-se a uma atividade corporal de movimento com caráter competitivo, surgida no âmbito da cultura europeia por volta do século XVIII, a partir daí, expandiu-se para o resto do mundo. O primeiro movimento significativo no sentido de modernização dos jogos populares ocorreu no século XIX, nas escolas públicas inglesas, simbolizando a gênese do esporte moderno (BRACHT, 2005).

    O esporte esteve profundamente imbricado com o desenvolvimento de uma cultura de massas, em uma sociedade progressivamente marcada pelas ideias de consumo e espetáculo. Entretanto, ao mesmo tempo em que se tornava cada vez mais popular, continuava a ser concebido como um elemento de “status” e distinção (MELO, 2010).

    Saiba mais

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    No Brasil, o tricampeonato de futebol, no México, em 1970, foi utilizado como estratégia de manipulação das massas para forjar uma coesão nacional, na famosa “corrente” do “... prá frente Brasil, salve a seleção”! E assim desviar a atenção do povo brasileiro das atrocidades provenientes da conjuntura politica nacional, o período da ditadura militar. Em outros momentos, planos econômicos que esconderam a inflação real e achataram salários dos trabalhadores foram aprovados e lançados durante as copas do México/86, Plano Cruzado; Itália/90 e o Plano Collor; EUA/94 e o Plano Real! (PIRES, 1998).


    Unidade 1

    Todavia, o esporte, campo onde o educador físico exerce suas práticas, reveste-se de grande importância no mundo moderno, pois está inserido no cotidiano da vida das pessoas. Constitui-se como um gigantesco mercado de bens, produtos e serviços. Para alguns é fonte de renda (técnicos, atletas, dirigentes, professores, gestores, preparadores físicos), para outros, divertimento, lazer e entretenimento; para terceiros é fonte e manutenção de saúde (ASSUMPÇÃO et al., 2011).

    O esporte e a qualidade de vida

    O incremento do debate sobre a relação entre o esporte e qualidade de vida e o mercado de bens e serviços esportivos (academias de ginástica, lojas de material e equipamentos esportivos, canais de televisão específicos) movimentam a economia mundial. Segundo a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), o mercado brasileiro de fitnes, ou boa forma física, passou de quatro mil academias em 2000 para mais de 22 mil em 2012. Hoje, o setor atende mais de seis milhões de pessoas, movimentando economicamente US$ 2,3 bilhões.

    Além da finalidade política, inerente à sua capacidade de mobilizar grandes multidões, o esporte começou a chamar à atenção também pelo seu potencial mercadológico. Isso ocorreu devido ao aumento das proporções de divulgação e influência cultural das competições esportivas, principalmente dos Jogos Olímpicos, que passaram a atrair um enorme público mundial e a representar um valioso mercado em potencial (MARQUES et al., 2009).

    O esporte na contemporaneidade se caracteriza como um fenômeno ligado ao mercado, no qual suas práticas, voltadas ao lazer, à educação formal e ao alto rendimento, acabam se associando com giro de capital, ou sofrendo influência cultural de um modelo hegemônico. Nesse universo, os meios de comunicação exercem um papel de destaque, o de divulgar e expandir os conceitos, costumes, símbolos, valores e produtos do esporte (MARQUES et. al., 2009).

    No que tange a globalização um exemplo expressivo é a composição atual da seleção brasileira de futebol. A abertura do mercado europeu que passou a importar craques para atuarem nos seus times fragilizou as bases nacionais. Atualmente, a maioria dos jogadores de futebol da única equipe pentacampeã do mundo não atua no Brasil.

    Os jogadores não precisam se deslocar para fora do país para desenvolver suas habilidades; mas muitos jogadores jovens veem os campos da Europa como um lugar para viver o "sonho brasileiro". Em outras palavras, eles acreditam que jogando na Europa provam seu “valor” e almejam também status social e econômico (DIMEO; RIBEIRO, 2009).

    O processo de mercadorização do esporte espetáculo ocorre a partir do patrocínio pelas grandes empresas das atividades esportivas, que em contra partida, esperam aumentar a venda de seus produtos a partir da vinculação da marca aos atletas ou categorias esportivas. A mídia é a mediadora deste consumo ao aumentar o número de espectadores através da propaganda e marketing (PIRES, 2008).

    Unidade 1

    Você já se perguntou por que existem poucos negros praticando ou se destacando no hipismo, golfe, natação, automobilismo, polo aquático e tênis? Ou quais razões levaram no Brasil, o futebol se tornar o esporte socialmente hegemônico; nos Estados Unidos, o basquetebol; em Cuba, o beisebol; na França, o ciclismo; na China, o tênis de mesa; no Japão, as artes marciais?

    Segundo Bourdieu (2004), para compreender o esporte é preciso conhecer a posição que ele ocupa no espaço dos esportes, por meio de indicadores como: a distribuição dos praticantes segundo sua posição no espaço social; a distribuição de diferentes federações; o número de adeptos; sua riqueza; as características sociais dos dirigentes; bem como, o tipo de relação com o corpo que ele favorece ou exige, isto é, se existe o contato direto ou se esse contato ocorre por intermédio de instrumentos, ou seja, é preciso relacionar esse espaço de esportes com o espaço social que se manifesta nele.

    Na sociedade capitalista, o campo das práticas esportivas também se constitui como um “locus” de disputa pela imposição da legitimidade das atividades esportivas, isto é, a legitimação do amadorismo contra o profissionalismo, do esporte prático contra o esporte espetáculo, do esporte de elite - distintivo - e o esporte popular - de massa (SALVINI; SOUZA; MACHI JUNIOR, 2012).

    No âmbito do esporte como ferramenta para inclusão social, na sociedade contemporânea, pode-se citar o exemplo das paraolimpíadas, evento que ocorre paralelamente às Olímpiadas e vem ganhando espaço na mídia e sociedade. Após a Segunda Guerra Mundial emergiu a necessidade de reconstrução das instituições, relações sociais e a inclusão de sujeitos que, embora possuíssem alguma deficiência, muitas vezes causadas pelos conflitos militares, dessa forma surgiram às paraolimpíadas (MARQUES et al., 2009).

    A cultura corporal de movimento no mundo contemporâneo alargou-se, as práticas se multiplicaram e pulverizaram: ginástica, aeróbica, tai-chi, musculação, wind-surf, hidroginástica, skate, capoeira, street dance, dança-afro, rappel e tantas outras. O “esporte”, sob o patrocínio das mídias passou a designar essa diversidade de práticas que representam para os praticantes: prazer, bem-estar, aventura, desafio e diversão. Tornou-se a expressão hegemônica da cultura corporal de movimento, pois, de uma forma ou outra, faz parte da vida da maioria das pessoas em todo o mundo atualmente (BETTI, 2006; BRACHT, 2005).

    Segundo Barbanti (2012), para ser considerada uma atividade física, o esporte deverá possuir algumas condições: regras padronizadas por entidades oficiais, desenvolver os aspectos técnicos e organizacionais da atividade (programas de treinamento, equipamentos esportivos para aumentar o rendimento) e o desenvolvimento formal de habilidades (além do treinador, outros elementos são requisitados como preparador físico, médico, psicólogo, massagista, fisioterapeuta, nutricionista e etc).

    Unidade 1

    Em outras palavras, a atividade se torna padronizada e regularizada. Em termos sociológicos, ela passa por um processo de institucionalização. Todavia, para atender uma demanda do sistema capitalista, observamos uma ampliação do significado da palavra “esporte” criada pelos meios de comunicação e grandes corporações econômicas para disseminar a “cultura do esporte”.

    Enquanto discentes e docentes da disciplina de Sociologia do Esporte, importa-nos pensar e discutir se os modelos de estética corporal e o modelo do fitness (saúde/aptidão física), promovido pelas mídias atendem a concepção de Educação Física para a qual o “corpo em movimento” é o “homem em movimento” mobilizando potenciais físico-motores, afetivos e cognitivos.

    As Correntes Clássicas da Sociologia e do Esporte

    2

    Conhecimentos

  • Entender a influência e as contribuições das correntes de pensamento sociológicas e suas aplicações na área da Educação Física.
  • Habilidades

  • Identificar as correntes de pensamento clássico da Sociologia do Esporte.
  • Atitudes

  • Perceber as relações entre esporte e sociedade, amparado nas correntes sociológicas.
  • Unidade 2

    A influência das correntes de pensamento sociológicas e suas aplicações para a Sociologia do Esporte

    O diálogo permanente com um clássico de um campo do saber é condição essencial para o seu progresso. As correntes sociológicas clássicas ajudaram e ainda ajudam na compreensão dos esportes e práticas corporais enquanto práticas sociais. De outra maneira, pode-se dizer que um clássico é aquele pensador que passa a sensação de que suas ideias pertencem a quase todas as épocas (MURAD, 2009). Este diálogo com outras disciplinas, essencialmente voltadas para a dimensão social, permite que os profissionais de educação física reflitam e problematizem suas práticas.

    Na Sociologia destacam-se três correntes principais de pensamento: a positivista-funcionalista, de Auguste Comte e Durkheim; a sociologia compreensiva, iniciada por Max Weber e o materialismo histórico dialético, de Karl Marx.

    Max Weber (1864-1920) faz parte dos fundadores da sociologia, e sua importância é marcante na história do pensamento sociológico. De início foi influenciada por Marx, depois, assumiu uma independência radical, acadêmica e pessoal. Max Weber produziu a sociologia compreensiva, onde ele se mostra preocupado com a compreensão das atitudes dos indivíduos na sociedade, considerando que a sociologia poderia então, explicar melhor determinados fragmentos da realidade social. (MURAD, 2009)

    Em boa parte de sua reflexão cientifica, pensou a sociologia como uma teoria do poder, e não somente dos macropoderes, mas também dos micropoders, aqueles que perpassam todas as relações interpessoais. O poder seria fator explicativo de quase tudo na vida em sociedade, e Weber tinha um entendimento crítico a respeito das estruturas de poder, de qualquer poder. Portanto não era adepto a sociologia positivista.

    Weber desenvolveu interpretações sociológicas diversificadas, quase sempre com um grau apurado de erudição histórica e filosófica. Pesquisou e escreveu sobre liderança, burocracia, religião, economia, política e música. A ética protestante, o espirito do capitalismo, economia e sociedade são seus mais importantes trabalhos no campo da sociologia política e geram conceitos úteis para outras áreas do saber.

    A Sociologia compreensiva iniciada por Max Weber e suas teorias não se identificam com nenhuma corrente de pensamento da época, nem se encontravam perfeitamente sistematizadas em alguma obra. Seu pensamento é uma síntese da tradição filosófica e científica da Alemanha moderna, resgatando assim, o melhor da metodologia e dos conceitos antes formulados, para propor uma ciência social em que os múltiplos fatores encontram-se relacionados. Não existe na realidade, vive na abstração construída pela ciência.

    Embora Auguste Comte, seja considerado o “Pai do positivismo”, e o fundador da disciplina de Sociologia que chamou de física social, foi Émile Durkheim quem mais contribuiu intelectualmente na transformação da Sociologia em ciência.

    Unidade 2

    Durkheim foi influenciado pelas ideias evolucionistas de Charles Darvin, criador da teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio, têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.

    Pai do positivismo:

    O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas, somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

    Nesta perspectiva, Durkheim comparou a sociedade ao modelo de funcionamento de um organismo vivo como, por exemplo, o corpo humano. Durkheim afirmava que, a base de uma sociedade é a solidariedade e que, como no corpo humano, na sociedade o todo (coletivo) prevalece sobre as partes (o indivíduo). As partes que ele chamou de fatos sociais (regras, leis costumes e rituais de uma sociedade) existem em função da sociedade. Os fatos sociais caracterizam-se por coerção social, generalidade e exterioridade.

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    Talvez você não conheça a palavra coerção social, mas convive com ações que se caracterizam como, por exemplo, a hora que acorda até a hora de dormir. A coerção social diz respeito às forças que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos, que geralmente apresentam-se sobre forma de sanções, que disciplinam o indivíduo a respeitar as regras, leis, costumes da sociedade onde vive.

    A coerção social, por exemplo, no campo da Educação Física pode-se citar a pressão que um grupo de indivíduos sofre quando estão participando de esportes coletivos. Neste tipo de treinamento, as pessoas são disciplinadas para assimilar e respeitar regras e normas da atividade esportiva bem como, desenvolver habilidades de comunicação, liderança e convivência.

    Estes são fatos sociais exteriores aos indivíduos que se manifestam a partir de regras, leis sociais ou costumes. A generalidade dos fatos sociais consiste em tudo que é comum, a todos os membros de um grupo ou sua grande maioria.

    No mundo do esporte, aprende-se: a vitória do outro não deve ser questionada (ela é sempre justa, por princípio); a fixação rígida de regras é necessária para mediar às relações de disputa, a fim de evitar excessos, mesmo que isso sirva também para garantir privilégios, a autoridade hierárquica (juízes, dirigentes, técnicos) deve ser obedecida, ainda que se não se concorde com seus atos (PIRES, 1998).

    O esporte é um fato social, porque explica a sociedade onde está inserido, e contribui para tornar visíveis as ambiguidades desta mesma sociedade. Tomemos como exemplo, o futebol, que proporciona inclusão social, socialização, mas ascensão social para uma minoria. Segundo Bracht (2005), esse não é um processo “neutro”, pois reproduz os valores dominantes na sociedade, isto é, os valores das classes dominantes. Assim, podemos dizer que a socialização através do esporte, pode ser considerada uma forma de controle social.

    O esporte paraolímpico busca uma alternativa para recuperar e buscar a reabilitação de sujeitos com lesão medular, e se estruturou de forma a atender ao público com deficiência, não como um diferenciador social, mas sim como um movimento de luta pela inclusão social, através da prática esportiva (MARQUES et al., 2009).

    Esporte Paraolímpico:

    A origem do termo Paraolímpico se refere aos termos Paraplegia e Olimpíada, que juntos formam a palavra. Entre as principais modalidades de Esportes Paraolímpicos, destacamos o Atletismo, com a participação de atletas com deficiência visual e física; com provas de arremesso, salto e lançamento, além de pista.
    Disponível em: http://www.infoescola.com/esportes/esportes-paraolimpicos/

    Alguns conceitos Durkheimanos como consciência e representações coletivas são definições aplicáveis às reflexões e práticas da área da educação física.

    Unidade 2

    A consciência coletiva é o conjunto de crenças e sentimentos comuns dos membros de uma sociedade, embora possa haver entre os membros de uma sociedade indivíduos que possuam consciência individual, ou seja, conjunto de crenças e valores diferentes do coletivo (MURAD, 2009).

    As representações coletivas se caracterizam pelo estado de consciência coletiva que resultam em uma multidão de indivíduos associados. Exemplos dessas representações são: os símbolos, mitos, rituais, folclore, jogos, lazer, práticas esportivas e características de cada sociedade (MURAD, 2009)

    Investigar estas representações coletivas por intermédio das atividades físicas institucionalizadas ou não, as práticas lúdico-corporais e esportivas e sua construção sócio-histórica, podem ser consideradas o ponto de interseção entre esta corrente clássica da sociologia e o esporte.

    As possibilidades de interseção podem ser aplicadas na educação escolar, nas associações esportivas, nos centros pedagógicos esportivos (escolinhas) e nas universidades. Os grandes eventos esportivos, em especial o futebol, são rituais de forte expressão coletiva e tradutores de uma cultura, que podem ser vistos, inclusive, como equivalentes sociológicos da religião, devido a sua extensão e influência social (MURAD, 2009).

    Estas representações coletivas agregam pessoas que tem em comum a adoção de uma consciência coletiva representada pelos símbolos, rituais e pensamentos em comum. Por fazer parte desta consciência coletiva e acreditar neste conjunto de valores, é difícil aceitar outras formas de representação. Por isto, aquela máxima que “futebol e religião não se discute”.

    Outro conceito fundamental de Durkheim é o de anomia. Os indivíduos agem de acordo com as regras coletivas e dessa maneira a sociedade busca manter seu equilíbrio e coesão. A ausência dessas normas coletivas leva a sociedade ao estado de anomia.

    Refletindo o Conceito de Anomia
    Pense em uma situação nos esportes onde você já visualizou este estado de anomia. Pensou? Quando ocorre uma briga nos estádios entre torcidas diferentes, por exemplo, ao invés de separar as pessoas que estão se desentendendo, os torcedores passam a reproduzir o comportamento dos seus companheiros de torcida. Este mesmo exemplo, vocês já devem ter visto em um jogo de futebol, onde os jogadores dos dois times começam a se agredir e infringem as regras do jogo obrigando o juiz a cancelar a partida.

    Unidade 2

    Karl Max, ao lado destes pensadores, observou que as relações entre classes sociais, e não a harmonia social proposta por Durkheim constituíam a realidade concreta da sociedade capitalista. Ele propôs o método do materialismo histórico dialético para explicar os fenômenos que ocorrem na sociedade. Utilizou a história para conhecer as relações entre as classes sociais ao longo dos tempos. Desta maneira é a partir da contradição e dos conflitos entre o velho e o novo em um processo histórico que Marx analisa a sociedade e os fenômenos sociais.

    O materialismo se refere à produção dos bens materiais necessários à existência humana. Este modo de produção de bens adotado na sociedade é o que condiciona a vida social, política e espiritual dos indivíduos. A dialética é a conexão entre as partes de um dado fenômeno ou objeto estudado e destas partes com a totalidade social, analisando como o movimento se processa, e direciona a busca de técnicas e instrumentos para expor mais plenamente os objetos recortados da realidade.

    Marx compara a relação das necessidades políticas, econômicas e ideológicas do homem à estruturação e articulação dos andares de um edifício. O edifício social pensado por Marx tem três andares, o primeiro, o alicerce sobre o qual os outros andares se sobrepõem, é denominado “infraestrutura” e consiste na estrutura econômica da sociedade; o segundo depende do primeiro para se sustentar e é composto pelas formas políticas e jurídicas e o último andar, representa os valores e ideologias de uma sociedade.

    Para Marx, as mudanças sociais não partem das ideias e pensamentos do indivíduo nem na sua organização política. Se uma modificação na sociedade é almejada, a primeira coisa a ser mutável é a estrutura econômica e as relações de trabalho. Desta forma, as classes sociais mudariam sua atuação e aconteceriam transformações nas maneiras de sentir, pensar e agir, bem como nos arranjos políticos (seriam como consequência).

    Toda manifestação cultural, educacional, dos esportes e daquilo que faz parte das práticas do profissional de educação física, ocorrem das relações sociais entre os homens e está situada na superestrutura ideológica. As práticas esportivas devem e podem buscar finalidades socioculturais para além das desportivas. Esta consciência crítica deve fazer parte da atuação do profissional de educação física (MURAD, 2009).

    A utilização do esporte como veículo de propaganda ideológica nos remete à Olimpíada de Berlim, em 1936, cujo cenário foi forjado para que Hitler pudesse provar ao mundo sua tese quanto à supremacia da raça ariana. Na década de 50, com o desenvolvimento do que se chamou Guerra Fria entre americanos e soviéticos, líderes dos dois blocos consolidados após a II Guerra Mundial (Capitalismo x Socialismo) que o esporte assumiu mais concretamente uma conotação ideologizada. Uma medalha olímpica significava a confirmação da supremacia deste ou daquele regime (PIRES, 1998).

    Raça Ariana:

    O termo “raça ariana” teve seu auge no século XIX até a metade do século XX, um termo que foi utilizado amplamente pelo Partido Nazista da Alemanha. Foi utilizado pela primeira vez pelo diplomata e escritor francês conde Arthur de Gobineu baseado na teoria de Friedrich von Schlegel, existia no antigo um povo, os arianos, que originaram-se na Ásia Central, migrando para o sul e para o oeste, chegando à Europa e a alguns territórios que hoje estão o Afeganistão, a Índia e o Irã. Para Gabineu, todos os povos europeus de raça “pura” branca eram descendentes do antigo povo ariano, o povo ariano – palavra que significa “nobre” – seria o ápice da civilização.

    Disponível em: http://historiadomundo.uol.com.br/artigos/raca-ariana.htm

    Unidade 2

    Os conceitos de Marx sobre classes sociais também são aplicáveis ao esporte. Para Marx, é possível diferenciar duas classes sociais no sistema capitalista: a burguesia e o proletariado. A primeira é a proprietária dos meios de produção (máquinas, ferramentas, fábricas, etc) enquanto o segundo é o vendedor da força de trabalho.

    Para Refletir!
    Você já se perguntou por que as grandes empresas investem no esporte? Simples! Porque traz resultado! O patrocínio de atletas e clubes fortalece a marca, dá visibilidade, cria um elo maior com consumidores e gera lucro.

    Como o capitalismo é regido pela lei do lucro, o salário recebido jamais corresponderá ao tempo de trabalho despendido (a mais-valia). Nesta lógica, mesmo um atleta de elevado talento e prestígio, com ganhos de milhões de dólares, sempre estará gerando para quem o paga um valor superior ao que recebe (ASSUMPÇÃO et al., 2011).

    Em outra perspectiva, a utilização do esporte como estratégia para a busca de eficácia e produtividade no trabalho, permanece sempre presente. Várias são as abordagens possíveis, passando pela divisão e hierarquização das tarefas esportivas (e laborais), pela mecanização e automatização dos gestos motores, pelo controle e ocupação do tempo livre do trabalhador com atividades esportivas, a fim de garantir sua integridade física (PIRES, 1998).

    Weber foi o primeiro sociólogo a focalizar na racionalização das ações humanas. Outra contribuição de Weber foi à determinação dos tipos ideais, que são construções ou modelos conceituais sobre determinados temas que depois são testados na realidade onde um determinado fenômeno ocorre. Fica mais ou menos evidente a possibilidade de aplicação dessa tipologia de Weber nos estudos sobre liderança. Entra em cena outro conceito de Weber, o carisma, o exercício da liderança a legitimidade, a capacidade de influenciar, convencer e liderar se manifesta no craque do futebol junto ao seu time ou torcida (MURAD, 2009).

    Contribuições de Sociólogos Contemporâneos para a Sociologia do Esporte

    3

    Conhecimentos

  • Entender as contribuições de Norbert Elias e Pierre Bourdieu para Sociologia do Esporte.
  • Habilidades

  • Interpretar as contribuições de Norbet Elias e Pierre Bourdieu e suas contribuições para análise sociológica do esporte e a aplicação na área da Educação Física.

  • Atitudes

  • Através da prática da alteridade, o aluno deve saber correlacionar os conceitos, características e aspectos históricos aos fenômenos relacionados ao esporte na sociedade.
  • Unidade 3

    Contribuições de Norbert Elias para Sociologia do Esporte

    Elias nasceu na Alemanha em 1897. Em 1930 trabalhou com o irmão de Max Weber, estudou Medicina, Psicologia e Filosofia. Era de origem judaica e enfrentou a perseguição nazista. Em Leicester se aproximou das temáticas do futebol. Seu livro “Processo Civilizador” lançado em 1939 só recebeu reconhecimento 30 anos mais tarde. Este é um sociólogo fundamental para os profissionais de educação física.

    Dentre suas discussões principais, está o fato de que o esporte não pode ser visto separadamente de outros aspectos do processo histórico das sociedades. Elias defende a tese que houve uma inter-relação entre política e desenvolvimento da Inglaterra no século XIX e a popularização dos esportes, principalmente nas classes mais altas. A Teoria dos processos civilizatórios de Norbert Elias se aplica aos esportes, manifestações culturais e corporais (ELIAS, 1995).

    O autor compreende que a burguesia, que conquistou o poder através das revoluções (Revolução Francesa e Industrial), pregava a ideologia da ordem e a obediência às regras, tendo o lema “Ordem e Progresso” (o mesmo da bandeira brasileira) como lemas. Esse processo civilizacional encontra nos esportes um dos melhores exemplos. A violência das guerras e dos jogos e passatempos foram substituídos pelo acordo ou contrato através da parlamentarização e da esportização (ELIAS, 2005).

    A “esportização” transformou o tempo livre em jogos normatizados, a seguir em esportes regulamentados e depois institucionalizados. O esporte passou a ter um papel civilizatório na sociedade moderna e contemporânea, permite que os indivíduos liberem suas emoções com calma e autocontrole. As práticas esportivas não são sempre as mesmas e sofrem influência cultural do lugar (MURAD, 2009).

    Assimilar e aceitar as regras, o respeito ao outro, são aspectos éticos do esporte e que possuem impacto reconhecido no processo de socialização das crianças e adolescentes (MURAD, 2009).

    O suposto papel “civilizador” dos esportes depende para sua operacionalização, da inculcação nos jovens, desde muito cedo, dos valores do amadorismo, como o fair play (ética no meio esportivo ou espírito esportivo) e a ideia de que competir é mais importante do que vencer. O profissionalismo – mistura do esporte com valores orientados pelo dinheiro – a atitude de “vencer a qualquer custo” que acompanha o esporte profissional e a pressão derivada do número de equipes e número de espectadores fazem com que seja difícil a sobrevivência de atitudes e valores amadores como o fair play (GASTALDO, 2008).

    O prazer esportivo, tanto para os que praticam alguma modalidade quanto para os que assistem ao espetáculo, não é efeito do descanso ou lazer como afirma o senso comum. Este prazer intenso do esporte deve-se à excitação e à tensão produzida pelos enfrentamentos individuais ou coletivos dos corpos (ELIAS, 1995; MURAD, 2009).

    Unidade 3

    Uma questão de gênero no esporte

    As questões de gênero estão presentes tanto nas modalidades esportivas escolhidas pelos atletas como na diferença salarial entre homens e mulheres na mesma modalidade esportiva. Outro aspecto relevante, que reforça as desigualdades entre os gêneros no esporte é a baixa ocupação feminina em cargos de gestão (treinadoras, dirigentes, assistentes técnicas etc).

    Na perspectiva das questões de gênero, a mulher sempre integrou a parte menos violenta, mais civilizada ou “organizada” da sociedade. Foram construídos argumentos, não baseados em afirmações supostamente científicas sobre as diferenças naturais, pelos quais os valores dos guerreiros e da guerra pertenciam aos homens, era da própria natureza masculina. Os lugares protegidos, como o lar, eram prioritariamente das mulheres (LOVISOLO, 2010).

    As práticas de esportes que exigem força, contato, virilidade são considerados violentos, como as lutas, o futebol e o rúgbi eram considerados como uma espécie de retrocesso: processos (des) civilizadores e corrosivos das doces virtudes do caráter feminino, associadas ao carinho, aos cuidados, a fala e a essa imagem tão valorizada: a de mãe. As mulheres igualitaristas, no entanto, podem interpretar tal gesto como exclusão e desigualdade (LOVISOLO, 2010).

    Guia de Estudo

    Guia de Estudo

    Indicamos que assista ao filme “Menina de Ouro”, nele podemos assistir a vida de Frankie, uma pessoa introspectiva que se vê em um dilema ao ser desafiado a treinar uma mulher, para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

    Contudo, é pertinente destacar que nos últimos anos, temos vivenciado momentos muito importantes na construção dos direitos em relação ao gênero feminino. Há contribuições significativas por parte dos sociólogos e filósofos da educação, assim como, das politicas públicas para o esporte.

    Observam-se as contribuições teóricas de Norbert Elias, para compreender as questões de gênero que abarcam o mundo dos esportes até hoje na nossa sociedade. No campo dos esportes, as feministas defenderam o direito de participar de qualquer modalidade esportiva.

    Quando pensamos o esporte a partir do gênero parece que há evidências consideráveis que levam a pensar que as modalidades esportivas, mesmo as de contato e com graus relativos de violências, foram crescentemente vistas como civilizadoras no caso dos homens. No caso das mulheres, muitos desses esportes foram vistos como contrários à natureza feminina e, mais ainda, como masculinizantes e como fatores que podiam ajudar a desenvolver a violência entre as mulheres (LOVISOLO, 2010).

    Unidade 3

    Sobre a interface esporte, violência e civilização, o Sociólogo Eric Dunning, é hoje um dos mais célebres cientistas sociais britânicos e uma referência mundial no âmbito da sociologia dos esportes, aluno e colaborador próximo de Norbert Elias afirmou que processos civilizatórios não são simples, lineares e “progressivos”, mas formações complexas, que são como ondas, com múltiplos níveis e que ocorrem no nível dos indivíduos tanto quanto no das sociedades.

    Em entrevista, Duning afirmou que embora haja uma relação clara entre o esporte e o processo civilizatório, que na teoria de Elias seria uma forma da burguesia e o Estado diminuírem a violência na sociedade. Há um movimento inverso denominado por Duning e Elias de processos des-civilizatórios, onde a violência se manifesta nos esportes, como exemplo cita: o hooliganismo no futebol contemporâneo como parte desta tendência mundial (GASTALDO, 2008).

    Hooliganismo:

    Hooligans são grupos de torcidas organizadas que possuem comportamento destrutivo e desordenado nos estádios, geralmente com atos de violência contra grupos específicos ou torcidas adversárias. Misturam a paixão pelo clube com a vontade de fazer vandalismo, na maioria das vezes alcoolizados.

    Alguns entre eles defendem ainda ideologias políticas (em geral de extrema direita).

    Nas aulas de educação física podem ser observadas questões de gênero, preconceitos, estereótipos, segregação, racismo e violência. O profissional de educação física deve reconhecer estas manifestações e compreendê-las para que possa intervir ou abordar o tema de maneira adequada. Os conhecimentos em Ciências Sociais pode ajudar o profissional desta área a se diferenciar no mercado de trabalho.

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    Leitura Complementar

    ELIAS, N. Em busca da Excitação. Lisboa: Diefel, 1995.

    Este livro é considerado um dos mais importantes para compreensão sociológica do futebol. É uma leitura obrigatória para compreender esse fenômeno multifatorial que é o futebol.

    Pierre Bourdieu e a Sociologia do Esporte

    O francês Pierre Bourdieu é um dos principais pensadores contemporâneos, foi professor de Sociologia e suas contribuições abrangeram os campos da educação, cultura e arte.

    Sua tese central está empenhada na tarefa de desvendar os mecanismos da reprodução social. Consiste na identificação dos fatores econômicos, políticos e ideológicos que garantem a permanência dos sistemas de riqueza e poder e as formas de dominação em uma sociedade (MURAD, 2009).

    Bourdieu construiu um modelo de análise do mundo social. Entre os conceitos deste sociólogo destacaram-se os conceitos de “habitus”, “campo”, “capital” e “violência simbólica” que devem ser compreendidos em sua interdependência e não isoladamente.

    O conceito de campo é um dos conceitos centrais na obra de Pierre Bourdieu e é definido como um espaço estruturado de dominação e práticas específicas de um espaço social. A estrutura do campo é como um constante jogo, no qual, cientes das regras estabelecidas, os agentes sociais participam, disputando posições e lucros específicos. As instituições que compõem um campo lutam pela hegemonia ou monopólio, o que lhes concede o direito de ditar as regras. Assim quanto maior o prestigio de um indivíduo ou instituição em um campo específico, maior a acumulação de “capital”. Exemplos de campos: campo da moda, da religião, da política, da literatura, das artes e do esporte. (BOURDIEU, 2004)

    Unidade 3

    O “capital” que trata o parágrafo acima se refere a um “capital simbólico” (aquilo que chamamos de prestígio ou honra e que permite caracterizar os agentes em um determinado espaço social). O capital simbólico consiste nas diferenças de poder existentes na sociedade, que favorecem algumas pessoas ou instituições a persuadir entre os demais suas ideias, tornando seus discursos mais eficazes e convincentes (BORDIEU, 2003).

    Este capital simbólico é composto pelo capital econômico (renda, salários, imóveis), capital cultural (saberes e conhecimentos reconhecidos por diplomas e títulos em uma determinada área) e capital social (relações sociais que podem ser convertidas em recursos de dominação).

    No campo do esporte existem modalidades esportivas que ocupam maior prestígio dentre as demais, pois possuem maior capital simbólico acumulado. Há uma diferenciação nas práticas esportivas valorizadas por cada classe social. Isso se dá, também pelas desigualdades no acesso as estruturas e preços dos equipamentos esportivos.

    O Habitus diz respeito às estruturas relacionais nas quais estão inseridos, possibilitando a compreensão tanto de sua posição num campo quanto seu conjunto de capitais.

    O Habibus pode ser entendido como uma identidade cultural que permite os indivíduos agirem dentro de uma sociedade. Esta matriz cultura (conjunto de práticas e ideologias que caracterizam um grupo ou sociedade) contribui para manutenção da dinâmica organizacional de uma estrutura social (BOURDIEU, 1983).

    No futebol as mulheres incorporam o “habitus” do futebol masculino e às tem sua sexualidade questionada. Quando se apresentam mais femininas são desacreditadas quanto a sua performance em um esporte que historicamente tem sido associado às ideias de força e virilidade (SALVINI; SOUZA; MACHI JUNIOR, 2012).

    O habitus, que é princípio gerador de respostas mais ou menos adaptadas às exigências de um campo, é produto de toda a história individual, bem como através das experiências formadoras da primeira infância, de toda história coletiva da família e da classe; em particular, das experiências em que se exprime o declínio da trajetória de toda uma linhagem e que podem tomar a forma visível e brutal de uma falência ou, ao contrário, manifesta-se apenas como regressões insensíveis (BOURDIEU, 2004).

    Em uma perspectiva inter-relacionada, a “violência simbólica” consiste na adesão dos indivíduos instituições de determinado campo as regras e crenças partilhadas como se fossem “naturais” (habitus), e na incapacidade crítica de reconhecer o caráter arbitrário de tais regras impostas pelas autoridades dominantes de um campo.

    Unidade 3

    É uma violência mascarada, sutil, às vezes invisível e esquecida. Este tipo de violência tem por finalidade estabelecer a legitimidade de um discurso de uma instituição ou agente. É uma forma de dominação (BOURDIEU, 2003).

    Ao analisar este conceito no campo dos esportes, pode-se citar como exemplo a dominação masculina em esportes de alto rendimento. A validação da masculinidade, em muitos momentos, é proporcionada pelo esporte, em especial esportes de contato, onde elementos de virilidade frequentemente são trazidos à tona e reafirmados (SALVINI; SOUZA; MACHI JUNIOR, 2012).

    Tomando-se como exemplo, o futebol, há uma violência simbólica estabelecida com as mulheres que praticam esta atividade que, historicamente foi reservada ao gênero masculino. Um dos motivos é justamente porque este esporte não reforça as características corporais femininas. Mulheres que praticam o esporte ficam com os corpos masculinizados e sofrem preconceito por não se enquadrarem no estereótipo corporal feminino preconizado pela sociedade.

    Os meios de comunicação contribuem para propagação desta violência simbólica nos esportes, pois, no caso do futebol, ao invés de ressaltar as habilidades esportivas das atletas anseiam pela espetacularização dos corpos femininos no esporte. Nessa esteira, os dirigentes também incorporaram ao seu discurso, ações a esse novo investimento na feminilização dos corpos das jogadoras, para potencializar a obtenção de patrocínios de empresas (SALVINI; SOUZA; MACHI JUNIOR, 2012).

    Contudo, como o corpo feminino no futebol nem sempre se constrói de maneira a legitimar, ou a exaltar, os atributos de feminilidade em um espaço onde as características dominantes são as masculinas, a sexualidade dessas jogadoras é questionada (SALVINI; SOUZA; MACHI JUNIOR, 2012).

    Explicando melhor com a pesquisa

    Sugerimos a leitura do artigo de Ronaldo HELAL, sobre “As novas fronteiras do país do futebol”. O Autor considera pontos importantes para a compreensão desta temática de estudo, discutindo o futebol para o Brasil e de que maneira o esporte se tornou algo peculiar para a identidade nacional. Nesta obra, destaca alguns elementos importantes da construção de uma identidade nacional a partir de teses de grandes historiadores como, Gilberto Freyre e Oliveira Viana, a destacar pontos fortes da construção da sociedade brasileira a partir de uma identidade respaldada (exteriormente) pelo futebol.

    HELAL, Ronaldo. As novas fronteiras do país do futebol. Rio de Janeiro – FAPERJ, 2010.

    Recomendamos também a leitura do artigo: “O papel da Sociologia do Esporte na retomada da Educação Física”. Nesse artigo é possível visualizar as considerações de Mauro BETTI sobre a sociologia do esporte e suas contribuições para as melhorias do próprio curso de educação física no contexto social nacional e o quanto as mídias sociais são fortalecedoras e gestoras de novas ações e a criação de inovações na área.

    BETTI, M. O papel da Sociologia do Esporte na retomada da Educação Física. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, p.191-93, set. 2006.

    Leitura Obrigatória

    Prezados estudantes,

    Indicamos a leitura do livro Sociologia critica do esporte: uma introdução do autor Bracht, Valter. Nele o autor traz algumas reflexões sobre as teorias críticas acerca do esporte e a relação entre Esporte e o Estado. Quando faz referência ao Estado, nesta obra, divide a participação do esporte em duas vertentes, uma mais corporativista (que tem imposição de regras feitas pelo Estado) e outra neocorporativista (onde a intervenção é dada de maneira voluntária). Os dois modelos apresentados coexistem. Outro ponto apresentado foi o esporte como meio de socialização e lazer, deixando de lado o esporte de rendimento que busca recorde e que não tem como objetivo a saúde do participante.

    Bracht, Valter. Sociologia critica do esporte: uma introdução / 3. Ed. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.-136p.

    Pesquisando com a Internet

    Prezado (a) estudante,

    No decorrer dos estudos da disciplina você viu o quanto a Sociologia do Esporte é importante para que possamos compreender o campo de investigação científica da sociologia para o esporte no Brasil. O esporte é considerado de suma importância no mundo moderno, principalmente para atletas, professores, preparadores físicos entre outros, que o fazem como sua fonte de renda e outros como lazer, entretenimento e até mesmo como fonte de saúde. Pensando nisso, indicamos que pesquise sobre o artigo “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições” por Claudio Marques Martins Nogueira e Maria Alice Nogueira.Em seguida através do fórum, divulgue os principais destaques da pesquisa que lhe chamaram mais atenção.

    Guia de Estudo

    Após ler e refletir sobre o assunto, realize uma resenha sobre o assunto abordado, exemplificando quais as contribuições de Pierre Bourdieu para a Sociologia da Educação? Compartilhe suas considerações com seus colegas.

    Excelentes estudos!

    Saiba Mais

    Sugerimos para melhor aprofundamento dos conteúdos estudados que seja realizada leitura da reportagem realizada Por Débora Yuri, “Elas dão a cara pra bater”. Entrevista realizada com a pugilista Tatiana Cozaciski, relatando sobre as dificuldades enfrentadas pela prática e um esporte generalizado e violento. Fala sobre a resistência por parte da família, dificuldades econômicas e do grande desafio que foi subir no ringue.

    Leia mais, e não deixe de compartilhar suas ideias com seus colegas sobre os conteúdos estudados.

    Abraço e bons estudos!

    Vendo com os olhos de ver

    Sugerimos que assista ao filme Invictus lançado em 2009, que aborda algumas questões étnicas raciais que ocorrem no esporte em correlação a fatos marcantes da história. Invictus acompanha o período em que Nelson Mandela, Ex-presidente da África do Sul, interpretado pelo ator (Morgan Freeman) sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e os anos subsequentes. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois Pienaar (Matt Damon) é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na empreitada.

    Também indicamos o filme “Um sonho possível”, lançado em 2009, que conta a história de um garoto de rua, - Michael Oher, com contrastes sociais complexos, preconceitos raciais e sociais, ao ser acolhido por uma família rica, passa a ter perspectivas. Com a ajuda do treinador de futebol americano, de sua escola e de sua nova família, liderada por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), Oher terá de superar diversos desafios à sua frente.

    Guia de Estudo

    Após assistir aos filmes compartilhe com seus colegas as impressões que os mesmos causaram e quais as contribuições destes, para os saberes sobre a Sociologia do Esporte.

    Revisando

    Nesta proposta de estudo, vimos alguns elementos primordiais à construção de nossas ideias sobre a Sociologia do Esporte que tem como objeto de estudo, compreender qual o papel, função e o significado do esporte para o convívio social. Ainda, procuramos oportunizar o entendimento sobre as principais razões para consolidação de diferentes modalidades esportivas em períodos distintos nas diversas sociedades e classes sociais, além de discutir questões de gênero, as diferenças étnico-raciais, a influência da mídia e a emergência, crescimento e globalização dos mercados no campo esportivo.

    Intencionalmente, abordamos alguns aspectos sobre a relevância do estudo da sociologia, esta, enquanto ciência, de maneira que oportunizasse a compreensão da sociologia para o desenvolvimento de habilidades em áreas distintas, sobretudo, o esporte, e para o meio social.

    Para tanto, neste livro, expusemos as ideias de sociólogos como Elias(1995) nos escritos sobre a Sociologia do Esporte e a contribuição aos estudos das relações humanas de maneira processual e Bourdieu (2004), oferecendo um enfoque das ciências sociais para a produção do conhecimento, entre outros.

    Tais autores tentam justificar as relações do homem com a sociedade. Estas relações podem ser correlacionadas com o espaço em que se insere, e este espaço, consecutivamente, é marcado por inúmeros acontecimentos que vão norteando e definido a sociedade de acordo com seus processos e mudanças. Para tanto, apresentamos aqui as principais ideias correlacionadas a Sociologia do Esporte e utilizaremos para ampliar as informações e formalizar os conceitos as ideias de cientistas sociais e sociólogos.

    Autoavaliação

    A partir dos conhecimentos adquiridos, após a leitura deste livro, responda aos seguintes questionamentos:

    1. Por que estudar as disciplinas sociológicas é fundamental para todas as profissões?
    2. Na sua concepção, por que ainda existem preconceitos em relação ao gênero em grande parte dos esportes?
    3. Após a contextualização de Pierre Bourdieu (2004) e Norbert Elias(1995), sobre a Sociologia do Esporte, sintetize quais suas impressões a partir das contribuições dos dois autores.
    4. Após o estudo sócio-histórico da sociologia, responda de que maneira a sociologia contribui para o esporte na contemporaneidade?

    Excelentes estudos!

    Bibliografia

    ASSUMPÇÃO, L. O. T. et al. Temas e questões fundamentais na sociologia do esporte.Rev. bras. ciênc. mov, v. 18, n. 2, p. 92-99, 2010/06PY – 2010.

    BARBANTI, Valdir. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 11, n. 1, p. 54-58, 2012.

    BETTI, M. O papel da Sociologia do Esporte na retomada da Educação Física. Mesa Redonda XI Congresso Ciências do Desporto e Educação Física. Mesa Redonda Sociologia do Esporte / Atividade Física e Recreação. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, p.191-93, set. 2006. Suplemento n.5.

    BOURDIEU, P. Como é possível ser esportivo? In: Questões de sociologia. Rio de janeiro: Marco Zero, 1983.

    ________________ Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2004.

    _________________ O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

    BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte : uma introdução. 3.ed.Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. 136 p

    DIMEO, P.; RIBEIRO, C. H. D. V. Eu não sou mais um estrangeiro: abordagem sociológica da experiência de jogadores brasileiros de futsal em ligas europeias. Movimento (Porto Alegre), v. 15, n. 2, p. 33-44, 2009.

    DURKHEIM, Émili. Da divisão do trabalho social. [tradução Eduardo Brandão]. 2º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

    ELIAS, N. Em busca da Excitação. Lisboa: Diefel, 1995.

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    Vídeos

    Menina de Ouro (título no Brasil). Direção: Clint Eastwood. Produção: Clint Eastwood, Albert S. Ruddy, Paul Haggis, Tom Rosenberg. Drama, EUA, 2004. (2h 12min). 1DVD.

    Invictus (Original). Direção: Clint Eastwood. Produção: Clint Eastwood, Lori McCreary, Mace Neufeld, Robert Lorenz. Roteiro: Anthony Peckham, John Carlin. Drama, Biografia, Histórico. EUA, 2010. (1h 33min). 1DVD.

    Um sonho possível (título no Brasil). John Lee Hancock. Produção: Gil Netter, Broderick Johnson, Andrew A. Kosove. Drama, EUA, 2010. (2h 09min), 1DVD.

    Créditos

    Diretor Presidente das Faculdades INTA

    • Dr. Oscar Rodrigues Júnior

    Pró-Diretor de Inovação Pedagógica

    • Prof. PHD Doutor João José Saraiva da Fonseca

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    Professor conteudista

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    Assessoria Pedagógica

    • Sonia Henrique Pereira da Fonseca
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